segunda-feira, 12 de julho de 2010

MARINHA DO BRASIL & ESCOTISMO

Escoteiros do Brasil

ENCOURAÇADO MINAS GERAIS

*CHEGADA AO BRASIL

A primeira notícia sobre o Escotismo publicada no Brasil foi no dia 1º de dezembro de 1909, no número 13 da revista Ilustração Brasileira editada no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, e com circulação nacional. A reportagem tinha o título: Scouts e a Arte de Scrutar; ocupava três páginas e apresentava 7 fotografias. A matéria fora preparada na Inglaterra pelo 1º Tenente da Marinha de Guerra Eduardo Henrique Weaver, onde se encontrava a serviço. Teve, assim, a oportunidade de presenciar o nascimento do Movimento Escoteiro – Scouting for Boys, criado em 1907 pelo General Inglês Baden-Powell – B-P Na época, juntamente com o Tenente Weaver, encontrava-se na Inglaterra numeroso contingente de Oficiais e Praças da Marinha – preparava-se para guarnecer os novos navios da esquadra brasileira em construção. Um grupo de suboficiais de entusiasmou com o revolucionário método de educação complementar imaginado por B-P. Entre eles estava o Suboficial Amélio Azevedo Marques que fez com que seu filho Aurélio ingressasse em um dos Grupos Escoteiros locais. Assim, o jovem Aurélio Azevedo Marques foi o primeiro Escoteiro Brasileiro ou, mais precisamente, o primeiro Boy Scout brasileiro.

Quando da vinda para o Brasil, os militares trouxeram consigo uniformes escoteiros ingleses, no valor de trinta libras esterlinas. O Encouraçado "Minas Gerais", navio onde estava embarcada a maioria dos militares interessados em trazer para o Brasil o Movimento Escoteiro, chegou ao Rio de Janeiro em 17 de abril de 1910. No dia 14 de junho do mesmo ano, na casa número 13 da Rua do Chichorro no Catumbi, Rio de Janeiro, reuniram-se, formalmente, todos interessados pelo escotismo e embarcados nos navios que haviam chegado ao Brasil. Naquele local foi oficialmente fundado o Centro de boys Scouts do Brasil. O evento foi informado aos jornais, os quais publicaram a carta recebida da Comissão Diretora. A correspondência enviada começava nos seguintes termos: À imprensa desta capital, brilhante e poderoso fator de progresso, campeã de todas as idéias nobres, vem o Centro de Boys Scouts do Brasil, solicitar o auxílio de sua boa vontade, o esteio de que necessita para que em todos os lares brasileiros penetre o conhecimento do quanto à Pátria pode ser útil a instrução dos Boys Scouts. Anexo a comunicação foi enviado documento que descrevia as Bases do Centro de Boys Scouts do Brasil que assim começava:

Os primeiros Grupos de Mar no Brasil surgiram na década de 10. Em 1921, no dia 7 de setembro, data magna da nacionalidade brasileira, atendendo ao caráter associativo característico do Movimento, foi criada a Federação Brasileira dos Escoteiros do Mar congregando os Grupos de Mar de todo o Brasil.

Desempenhou papel relevante para a efetivação da idéia o Chefe Benjamin Sodré, o Velho Lobo que, imbuído do mesmo espírito de união, se empenhou no esforço de criar uma Associação Nacional do Escotismo e que resultou na fundação da UEB em 4 de novembro de 1924.

No calendário de eventos e datas comemorativas da UEB faltava o Dia do Escoteiro do Mar. Na década de 30, foi escolhido o 11 de junho, data em que o Brasil comemora a vitória na Batalha do Riachuelo, fato que, em 1865, muito contribuiu para o desfecho vitorioso do Brasil na Guerra do Paraguai. Foi um tributo à Marinha pelo tradicional e constante apoio que presta ao Escotismo.

A Revista ESCOTEIRO DO MAR de junho de 1937 publicou matéria alusiva à data: - ao mencionar o nome do Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, assim se pronunciou:

O Almirante Barroso, pela sua inteligência, pronta decisão e vontade de vencer, traçou luminosamente os destinos da Marinha de Guerra do Brasil. Sirva-nos de máxima o sinal que mandou içar na verga do "Amazonas", ao entrar em combate:

"O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER".

Nenhum comentário:

Postar um comentário