
Em 22 de Fevereiro de 1857 nascia em Londres. Robert Stephenson Smith Baden-Powell. Com a idade de 3 anos, perderia o pai, Reverendo e Professor Baden-Powell. Sua mãe, Henriette Grace assumiu a responsabilidade de formação de Robert e de seus irmãos e segundo B-P: “Foi sua influência que me guiou pela vida afora muito mais do que quaisquer preceitos ou qualquer disciplina aprendida na escola”.
O menino Robert fez seus estudos em escolas públicas, onde era muito popular e querido por todos, colegas e professores. Nas férias ele sempre aproveitava para acampar com seus irmãos, sob a liderança de seu irmão mais velho Warrington. Desde a infância era grande seu amor pela aventura e pela natureza.
Em 1869, mediante um “anúncio público” a família passou a ser Baden-Powell, em homenagem ao seu falecido pai, incorporando o sobre-nome da avó paterna. Quando terminou seus estudos secundários, ingressou no exército, mediante concurso. Como oficial de carreira, viajou muito, conhecendo grande parte do mundo. Durante suas viagens conheceu os costumes do Afeganistão, Albânia, Grécia, Índia, Turquia, Bósnia-Herzegovina, EUA e Canadá.
Durante a guerra do Transvaal (África), em 1889, B-P comandou a guarnição de Mafeking, importante entroncamento ferroviário, cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi durante meses vítima de ataques de forças boers muito superiores e só se manteve graças à inteligência e a coragem de seu comandante.
Como dispunha de poucos soldados, B-P treinou todos os homens válidos da cidade como combatentes e para os serviços auxiliares, primeiros socorros, comunicações, cozinha, etc., organizou um corpo de cadetes com os adolescentes da cidade. A maneira como os jovens desempenharam suas tarefas, seus exemplos de dedicação, lealdade, coragem responsabilidade, causaram grande impressão a Baden-Powell, que lhes dedicou o único selo de correio inglês de sua história, sem a figura de Sua Majestade.
Foi recebido em Londres, após suportar o cerco até a chegada dos reforços ingleses, como herói, recusando sempre essa supervalorização. Em outros países, pode confirmar a importância da confiança no desempenho de jovens soldados. Durante uma viagem a sua pátria, B-P encontrou a governanta e a filha de um amigo no alto de uma árvore para não serem vistas, usando um livro que ele havia escrito para.
Exploradores do exército, que tinha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens. Visitou, a convite, a “Brigada de Rapazes” que realizava desfiles, e julgou sua prática muito “verniz exterior”. Conversando com seus amigos, resolveu realizar em 1907 na ilha de Brownsea um acampamento.
Com vinte e um rapazes de diversos segmentos sociais de 12 a 16 anos, onde ensinou e aplicou uma porção de habilidades tais como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança e pode exercitar o Sistema de Patrulhas e demonstrar confiança nos jovens.
Devido aos bons resultados deste acampamento experimental, B-P começou a escrever o livro “Escotismo para Rapazes”, que foi publicado em fascículos quinzenais e vendido nas bancas de jornal.
Os rapazes ingleses se entusiasmaram tanto com o livro, que B-P aceitou o desafio de organizar o Movimento Escoteiro. Em 1912 casou com Miss Olave St. Clair Soames, que depois demonstrou ser uma extraordinária companheira na divulgação do Escotismo em todo o mundo. Para atender às crianças menores, em 1916 criou os lobinhos, cuidando de dar-lhes características próprias buscadas no livro “Mowgli, o Menino Lobo” de seu amigo Rudyard Kipling. Em 1919 foi realizado o primeiro Curso de Formação de Escotistas, em Gilwell Park.
No primeiro acampamento internacional, que os escoteiros chamaram de Jamboree, realizado em Londres, os vinte mil jovens presentes aclamaram Baden-Powell Escoteiro-Chefe Mundial, em 06 de agosto de 1920, data mais tarde adotada como Dia Interamericano do Chefe Escoteiro.
Depois de vários anos de dedicação ao Escotismo, viajando pelo mundo e fundado Associações Escoteiras em vários países, B-P sentiu suas forças declinarem. Retirando-se para uma pequena propriedade que possuía próximo à cidade de Nairobi, no Quênia, dividiu seu tempo com sua família e as visitas de seus amigos, a pintura e a numerosa correspondência. Faleceu na madrugada de 08 de janeiro de 1941, enquanto dormia.
No Brasil, O escotismo foi fundado em 14 de junho de 1910 no Rio de Janeiro, sob a denominação de Centro Boys Scouts do Brasil. A partir de 1924 foi constituída a União dos Escoteiros do Brasil, como entidade máxima do Escotismo Brasileiro, sendo sua Sede transferida em 1974 do Rio de Janeiro para Brasília.O G.E. Georg Black de Porto Alegre, fundado em 1913, é o mais antigo em atividade no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário